sábado, 17 de abril de 2010

Dunga descarta incluir surpresas na convocação para Copa Apesar do bom momento, Neymar não deve aparecer na lista do treinador para o Mundial da Áfric

O técnico Dunga descartou nesta quinta-feira incluir qualquer surpresa na convocação dos jogadores para a Copa do Mundo, mantendo o jovem atacante do Santos Neymar distante da África do Sul apesar das últimas exibições de gala do jogador de 18 anos.

Eddie Keogh/Reuters - 1/3/2010
Dunga não deve convocar Neymar para a seleção
Neymar, que marcou cinco gols na goleada do Santos por 8 a 1 sobre o Guarani na quarta-feira pela Copa do Brasil, elevando seu total na temporada para 19 gols, lidera uma lista de nomes que a torcida e a mídia em geral gostariam de ver no Mundial, mas que não parecem nos planos do treinador.
Convicto em manter a equipe que no ano passado conquistou a Copa das Confederações e terminou em primeiro lugar nas eliminatórias sul-americanas da Copa, Dunga afirmou que está com a "consciência tranquila" para o anúncio em maio dos 23 jogadores que irão ao Mundial.
"Não existe surpresa, é tudo trabalho. É um trabalho de três anos e meio, os jogadores tiveram suas oportunidades. Quem entende de futebol, quem acompanha futebol, sabe que não existe surpresa", disse Dunga a jornalistas após cerimônia em que recebeu uma homenagem numa escola de Porto Alegre.
"Respeito o trabalho de vocês [jornalistas], mas se eu for a atrás da imprensa a cada domingo eu mudo a formação da seleção", acrescentou o técnico, que havia prometido não conversar com jornalistas até o dia da convocação e já havia se negado a dar entrevistas antes desta quinta-feira.
Embalado por Neymar e o retorno ao Brasil de Robinho, emprestado pelo Manchester City ao Santos em janeiro, o Santos é a grande sensação do começo da temporada no Brasil. Com 88 gols em 25 jogos, média de 3,52 por partida, a goleada contra o Guarani foi apenas mais uma no ano.
Também pela Copa do Brasil, a equipe já havia derrotado o Naviraiense por 10 a 0 e, no Campeonato Paulista, derrotou o Ituano por 9 a1. O time está nas semifinais do Paulista e tem enorme vantagem para avançar às quartas-de-final da Copa do Brasil.
Além de Neymar, outro jogador da equipe que tem o apoio da torcida e dos críticos para ir ao Mundial é o meio-campista de 20 anos Paulo Henrique Ganso.
O Brasil, que está no Grupo G do Mundial ao lado de Coreia do Norte, Costa do Marfim e Portugal, convocará seus 23 jogadores para a competição na primeira quinzena de maio.

Maioria de casos de bullying ocorre na sala de aula Com 5.168 alunos de 5ª a 8ª série mostra que 17% são vítimas ou agressores; fenômeno se alastra pe

Luciana Alvarez - O Estado de S.Paulo
Uma pesquisa nacional sobre bullying - agressões físicas ou verbais recorrentes nas escolas - mostrou que a maior parte do problema (21% dos casos) ocorre nas salas de aula, mesmo com os professores presentes. Dos 5.168 alunos de 5.ª a 8.ª séries de escolas públicas e particulares de todas as regiões do País entrevistados, 10% disseram ser vítimas de bullying e 10%, agressores - 3% são ao mesmo tempo vítimas e agressores.

O estudo, feito pelo Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor (Ceats/FIA) para a ONG Plan Brasil, mostrou o despreparo das escolas e dos professores. "As escolas mostraram uma postura passiva para uma violência que acontece no ambiente escolar", afirmou Gisella Lorenzi, coordenadora da pesquisa.
"Em outros países, o lugar preferencial de agressões é o pátio, onde costuma haver mais alunos e menos supervisão", disse Cléo Fante, pesquisadora da Plan, especialista em bullying. Segundo o estudo, 7,9% das agressões são feitas no pátio, 5,3% nos corredores e 1,8% nos portões da escola.
A socióloga Miriam Abramovay, da Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana (Ritla), diz que o resultado demonstra que o estudante não se importa com a supervisão de um adulto, pois há uma banalização da violência nas escolas. "Essas agressões não são vistas como uma violência", diz.
"Em geral, os professores dizem que é brincadeira. Falta um olhar perspicaz para perceber os conflitos."
A pesquisa indicou também que 28% dos estudantes foram vítimas de algum tipo de violência dentro da escola no último ano e mais de 70% deles presenciaram agressões.
Quando se trata de agressões recorrentes, os meninos sofrem mais que as meninas: 12,5% deles se disseram vítimas, mas o número cai para 7,6% entre as garotas. O Sudeste é a região com mais vítimas de bullying - 15,5% - e o Nordeste, com a menor ocorrência (5,4%).
Rendimento. A principal consequência do bullying para a vida escolar é semelhante tanto para agredidos quanto para os agressores. A perda de "concentração" e "entusiasmo" pelo colégio foram as consequências mais citadas pelos dois lados (16,5% das vítimas e 13,3% dos agressores). "A violência na escola impede a plena realização do potencial das crianças", afirmou Moacyr Bittencourt, presidente da Plan Brasil.
Outros dados são que 37% dos entrevistados disseram que "às vezes" sentem medo no ambiente escolar e 13% afirmaram que nunca se sentem acolhidos. E, com a internet, insultos e ameaças via rede passaram a fazer parte da realidade dos alunos (mais informações nesta página).

PARA ENTENDER
1. O que é bullying?
É qualquer tipo de agressão física ou moral entre pares (como colegas), que ocorre repetidas vezes nas escolas. A pesquisa considerou ao menos três vezes ao ano.
2. Qual a motivação para o bullying?
Não há motivos concretos.

Dicas para enfrentar o problema
Medo da escola
Uma criança que demonstre desconforto físico ou tristeza antes de ir para escola ou não queira participar de festas de colegas de colégio pode ser uma vítima. Procure conversar com seu filho e com representantes da escola
Novos comportamentos
Crianças que tenham mudança brusca de comportamento - eram falantes e tornam-se
quietas, por exemplo - também podem estar sofrendo bullying. Pais devem ficar atentos
ainda a comportamentos agressivos
Atenção e conversa
"Vítimas" e "agressores" precisam igualmente de atenção. Muitas vezes o comportamento agressivo tem motivações de insegurança e medo. O melhor caminho é mediar uma conversa franca entre os dois lados


Tópicos: Bullying, Educação, Internet, Vida &, Educação

Vulcão islandês mantém 17 mil voos no solo

ANDREI NETTO - Agência Estado
As cinjas lançadas na atmosfera pela erupção do vulcão Eyjafjallajokull, na Islândia, continuam provocando caos no sistema aéreo internacional. Ontem, 17 mil voos foram cancelados na Europa, de um total de 28 mil, deixando no chão mais de 1,3 milhão de passageiros em 20 países.
O fenômeno interrompeu totalmente o tráfego nos quatro maiores aeroportos do continente - Heathrow, na Grã-Bretanha; Charles de Gaulle, na França; Schiphol, na Holanda; e Frankfurt, na Alemanha. Segundo as autoridades, a paralisação deve se estender pelo fim de semana.
Fotos de satélite divulgadas pela Organização Europeia para a Exploração de Imagens Meteorológicas (Eumetsat) revelaram ontem a extensão do fenômeno. As cinzas - que na noite de quinta-feira começavam a alcançar o território da França, após encobrir a Grã-Bretanha, a Escandinávia, a Bélgica e a Holanda - já estavam sobre o norte da Itália, no Mar Mediterrâneo. A leste, a nuvem de poeira também chegava à Polônia e à Eslováquia.
O resultado foi a paralisação de todos os maiores entroncamentos aéreos da Europa. Na Grã-Bretanha o fechamento do espaço aéreo foi estendido pelo menos até as 12 horas locais.
Na França, 20 aeroportos foram fechados durante o dia. Aterrissagens foram autorizadas no Aeroporto Internacional Charles de Gaulle entre as 12 e as 16 horas, mas depois o tráfego voltou a ser interrompido, devendo permanecer assim até a manhã de hoje. Como efeito colateral, a linha férrea Eurostar, que liga a França à Grã-Bretanha, ficou lotada durante todo o dia.
A interrupção também permanece válida nos aeroportos de Amsterdã e de Frankfurt, na Alemanha - onde 15 dos 16 aeroportos foram fechados. Na Áustria, Bélgica, Dinamarca, Polônia, República Checa, Eslováquia, Lituânia, Letônia e Estônia os voos também estavam suspensos.
Mas em alguns países a abertura do espaço aéreo começou ontem. A Irlanda permitiu pousos e decolagens. Na Suécia e na Noruega a retomada foi progressiva à tarde. Por volta de 16 horas, o balanço do escritório Eurocontrol, responsável pelo controle do tráfego aéreo na Europa, indicava a manutenção de 11 mil voos, ou 40% do previsto em um dia de semana normal. O número de pontes aéreas canceladas quase dobrou na quinta-feira, quando 8 mil aviões deixaram de decolar.
Estimativas indicaram que cerca de 1,3 milhão de passageiros teriam sido prejudicados, a maior parte pelo cancelamento de voos internacionais - em especial entre EUA e Europa. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo

sábado, 3 de abril de 2010

PROJETO DE LEI APROVADO NO SENADO PRETENDE REGULAMENTAR A PROFISSÃO DE HISTORIADOR.

Profissão: historiador Projeto de lei aprovado no Senado pretende regulamentar a atividade dos profissionais dedicados ao estudo do passado
Wikimedia Commons



A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado acaba de aprovar o projeto de lei PLS 368/09, que propõe a regulamentação da profissão de historiador. O texto, elaborado pelo senador Paulo Paim (PT-RS), foi votado em caráter terminativo, o que lhe permite ser encaminhado à Câmara dos Deputados sem submissão à análise de todo o Senado.

De acordo com o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), relator da matéria, a atividade do historiador não se restringe mais à sala de aula: o parlamentar ressalta, segundo o site da Agência Senado, que a participação do profissional está ligada também a atividades culturais e a consultorias para empresas de publicidade, turismo, cinema, jornalismo e televisão.

Buarque também observa que o projeto “não impede o desempenho da atividade de historiador por aqueles que o fazem por vontade própria ou vocação; apenas garante para os respectivos cargos públicos a exigência do diploma de historiador”, conforme afirmou em declaração à mesma agência.

Dentre as atividades previstas na PLS 368/09, que ainda aguarda avaliação por parte dos deputados, estão o magistério, a organização de informações para publicações, exposições e demais eventos, as atividades de pesquisa histórica e o assessoramento para avaliação e seleção de documentos para fins de preservação.

Agora é oficial: os livros de ciência podem ser alterados. Plutão acaba de ser rebaixado e o número de planetas no Sistema Solar volta a ser oito. Aqu


Agora é oficial: os livros de ciência podem ser alterados. Plutão acaba de ser rebaixado e o número de planetas no Sistema Solar volta a ser oito. Aquele que há sete décadas ficou conhecido como o nono e mais distante planeta em órbita do Sol passa a ser simplesmente um "planeta anão".
Esse é o fim da novela que mobilizou a comunidade astronômica mundial desde a semana passada, quando começou a 26ª assembléia geral da União Astronômica Internacional (UAI), em Praga, na República Tcheca. A primeira proposta, feita no dia 16 por um comitê de especialistas, não passou. A idéia de que Plutão continuasse planeta e outros engrossassem a lista, como Caronte, Ceres e Xena (ou 2003 UB313), não teve o voto da maioria dos participantes da reunião.
A questão principal não foi a massa de Plutão, menor que, por exemplo, da Lua terrestre, mas a sua órbita. Para ser considerado planeta, Plutão precisaria ser o objeto dominante em sua órbita, mas essa se encontra com a de Netuno, que é mais de 20 vezes maior.
A decisão dos mais de 2 mil membros da UAI reunidos em Praga, anunciada nesta quinta-feira (24/8), estabelece três categorias principais de objetos no Sistema Solar: planetas (de Mercúrio a Netuno), planetas anões (objetos esféricos que não sejam dominantes em suas órbitas e nem satélites) e corpos pequenos (qualquer outro objeto que orbite o Sol).
"Plutão está morto. Há finalmente, e oficialmente, oito planetas no Sistema Solar", disse o norte-americano Mike Brown, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, em entrevista coletiva. "E teremos centenas de planetas anões." Um deles o Xena, descoberto por ele em 2005 e que ajudou a aumentar a dúvida e a polêmica sobre o que exatamente é um planeta.
Brown, que pela nova definição disse adeus às chances de ter a honra de descobrir um planeta, elogiou a decisão. "O público não ficará entusiasmado pelo fato de que Plutão foi chutado para fora [da relação dos oito planetas], mas é a coisa certa a fazer", disse.
Descoberto em 1930 pelo norte-americano Clyde Tombaugh (1906-1997), no Observatório Lowell, no Arizona, Plutão foi logo em seguida considerado um planeta. Observações feitas inicialmente consideraram que seria muito maior do que seu tamanho real. Estudos conduzidos desde então e, especialmente, descobertas feitas na última década de objetos transnetunianos com características similares levaram muitos cientistas a concluir que Plutão jamais deveria ser chamado de planeta.
Em janeiro deste ano, a Nasa, a agência espacial norte-americana, lançou a sonda Novos Horizontes com destino a Plutão. A expectativa é que a nave chegue em 2015 ao destino, então apenas um planeta anão.

Fonte: Site Inovação Tecnológica- www.inovacaotecnologica.com.br

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Piso Salarial para o professor terá mesa de negociação Quinta-feira, 01 de abril de 2010 - 16:20

O ministro da Educação, Fernando Haddad, defendeu nesta quinta-feira, 1º, durante a plenária final da Conferência Nacional de Educação (Conae), em Brasília, a criação de uma mesa permanente de negociação entre parlamentares, governadores, prefeitos e centrais sindicais e órgãos representativos, como o Consed e Undime, para fazer avançar a lei do piso.

A Lei 11.738, de 16 de julho de 2008, instituiu o piso nacional para os profissionais do magistério público da educação básica, mas ainda não é cumprida por todos os prefeitos e governadores. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, presente à plenária final, acolheu a sugestão. “Eu me disponho a conversar com governadores sobre o piso. Concordo com a proposta da mesa de negociação”, disse. Na visão dele, o valor do piso ainda é baixo.

“Os educadores não são valorizados. Eu não me conformo de alguém achar que um piso de R$ 1.024 é alto para uma professora que cuida de nossos filhos”.

A proposta do ministro é que a mesa discuta medidas para valorizar o professor que já trabalha e atrair jovens para a carreira. “Não vamos atrair jovens sem valorização da carreira. Temos que sentar com os interessados e no Plano Nacional de Educação (PNE) fixar metas para remuneração mínima do trabalhador daqui a dois, quatro, dez anos. Por isso, sugiro uma mesa permanente de negociação”, defendeu Haddad.

Para o presidente Lula, a formação e valorização dos profissionais de educação são fundamentais para dar seguimento ao que classificou de verdadeira revolução na educação. “O casamento entre educação de qualidade e valorização do professor tem que ser indissolúvel”.

O presidente da República destacou a criação do Fundo Nacional de Financiamento da Educação Básica (Fundeb) e o fim da Desvinculação das Receitas da União (DRU) como exemplos de ações educacionais importantes em sua gestão para melhorar o financiamento da educação, mas, segundo ele, insuficientes sem a valorização do professor. “Essas ações só crescem se houver à frente delas aquele profissional bem preparado”, afirmou.

Piso Salarial – Cinco estados impetraram Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) 4.167 contra a lei do piso, mas o Supremo Tribunal Federal confirmou a constitucionalidade da lei. Porém, ainda falta decidir sobre outros aspectos, como a destinação de um terço da jornada de trabalho dos professores voltada ao planejamento de aulas fora da escola.

A Conae será encerrada nesta quinta-feira, 1º, com a redação de um documento com as deliberações de delegados de todo o país. As resoluções servirão para embasar políticas educacionais como a elaboração do próximo PNE, que conterá metas a serem alcançadas entre 2011 e 2020.

Maria Clara Machado
Palavras-chave: Conferência Nacional de Educação, piso nacional do magistério