sábado, 3 de abril de 2010

PROJETO DE LEI APROVADO NO SENADO PRETENDE REGULAMENTAR A PROFISSÃO DE HISTORIADOR.

Profissão: historiador Projeto de lei aprovado no Senado pretende regulamentar a atividade dos profissionais dedicados ao estudo do passado
Wikimedia Commons



A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado acaba de aprovar o projeto de lei PLS 368/09, que propõe a regulamentação da profissão de historiador. O texto, elaborado pelo senador Paulo Paim (PT-RS), foi votado em caráter terminativo, o que lhe permite ser encaminhado à Câmara dos Deputados sem submissão à análise de todo o Senado.

De acordo com o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), relator da matéria, a atividade do historiador não se restringe mais à sala de aula: o parlamentar ressalta, segundo o site da Agência Senado, que a participação do profissional está ligada também a atividades culturais e a consultorias para empresas de publicidade, turismo, cinema, jornalismo e televisão.

Buarque também observa que o projeto “não impede o desempenho da atividade de historiador por aqueles que o fazem por vontade própria ou vocação; apenas garante para os respectivos cargos públicos a exigência do diploma de historiador”, conforme afirmou em declaração à mesma agência.

Dentre as atividades previstas na PLS 368/09, que ainda aguarda avaliação por parte dos deputados, estão o magistério, a organização de informações para publicações, exposições e demais eventos, as atividades de pesquisa histórica e o assessoramento para avaliação e seleção de documentos para fins de preservação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário